quarta-feira, 27 de abril de 2011

Momento referências: Kandinsky




Hoje eu estou com vontade de falar sobre  Kandinsky. Suas obras são fascinantes! Sua estética é linda, as cores,as formas.... são hipnotizantes,né?!


Kandinsky tirou da arte a sua obrigatoriedade de representação da realidade, inaugurando o ciclo abstracionista com sua primeira aquarela abstrata (1910). Alguns artistas já haviam feito experimentos com a dissolução de imagens, mas Kandinsky foi o mais consistente e lógico na busca de um modo de expressão não figurativa.


Kandinsky  dizia que as cores e formas que ele pintava integravam a natureza, onde apenas o intermediário era eliminado, o objeto reconhecido como tal. Foi inovador e ousado, rompendo as convenções artísticas de sua época, deixando o naturalismo de lado para se tornar o primeiro pintor abstrato do século XX. Passou a vida defendendo sua arte com artigos e livros, mas a verdadeira influência que Kandinsky causa está em seus quadros.
Capaz de criar outra realidade, Kandinsky pregava que a arte era fundamentalmente uma experiência espiritual, que se somava ao mundo cotidiano. Acreditava que com suas pinturas poderia atingir não só a visão, mas a audição das pessoas, pois defendia que as cores poderiam ser tratadas como sons.


Kandinsky = Inspiração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário